Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



O meu sentimento deve ser comum à maioria dos homens e mulheres que têm filhos… que orgulho tenho em ser mãe, ter um filho por quem daria a vida se preciso fosse. Depois de mim mesma, é a pessoa que mais amo.

filho-abracando-a-mae.jpg

Ensino-o desde sempre que tem que se amar e ser a pessoa mais importante da sua vida, porque só dessa forma vai saber amar e respeitar todos os outros. Ele já entende isto perfeitamente e testa-me quando me pergunta quem são os meus melhores amigos. Respondo à sua pergunta enumerando-os e oiço de imediato: “errado mamã, a tua melhor amiga és tu, não sabes isso?”
Claro que sim, filho, tens toda a razão… estava distraída – respondo prontamente. E ele continua: “Tu és a pessoa mais importante da tua vida e a tua melhor amiga, não te podes esquecer disto.”
Pois é, não adianta tentar passar valores aos filhos e ensinar-lhes coisas bonitas, se não somos o exemplo vivo do que apregoamos. A melhor forma de educar é através do exemplo, porque as palavras leva-as o vento e quem diz uma coisa mas faz outra completamente diferente, não tem moral para exigir. Embora o possa sempre fazer, o efeito pode não ser o esperado.
A educação na base do “olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço” resulta cada vez menos. Hoje, educar já não é como antes, como os nossos pais fizeram connosco já não resulta, e se queremos filhos educados, física e emocionalmente saudáveis, temos que nos adaptar à realidade e agir de forma mais eficaz.
Preparar uma criança para viver saudável e feliz é um desafio diário e constante, dá muito trabalho, é uma grande missão, mas eu ainda acredito que vale a pena e o resultado pode ser muito positivo. Importante é não desistir!

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2017
  2. JAN
  3. FEV
  4. MAR
  5. ABR
  6. MAI
  7. JUN
  8. JUL
  9. AGO
  10. SET
  11. OUT
  12. NOV
  13. DEZ